A deputada e sua equipe foram recepcionados com um café colonial preparado pela entidade, momento de confraternização que reforçou o espírito comunitário e acolhedor da SCB União. Estiveram presentes a presidente Marta Nunes, o vice-presidente Clóvis Roberto Silveira, a ex-presidente Maria Barreto, a secretária Keli Sizilia, a diretora do Departamento de Eventos Cíntia Luz, a rainha da SCB União Tassiani Silva e Sandro Carvalho, Muso da E.S. Acadêmicos do União.
Programa Sankofa: Promoção e Valorização da Cultura Brasileira
O projeto atualmente financiado pela emenda parlamentar é o Programa Sankofa. A palavra, de origem africana, significa “olhar para o passado para ressignificar o presente e construir o futuro”, e simboliza a importância da ancestralidade na formação das novas gerações.
Dentro desta proposta, a SCB União está realizando oficinas semanais de percussão e samba, promovendo a vivência e a valorização da cultura negra. Além disso, o programa prevê a realização de grandes atividades culturais como o Festival de Samba da Júlio, o Encontro de Escolas de Samba, o Workshop de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, além da manutenção de profissionais essenciais para a sustentabilidade do projeto — entre eles, equipes de comunicação, gestão executiva e administrativa, e uma secretaria de apoio.
A deputada e sua equipe demonstraram entusiasmo com o que foi apresentado. Daiana Santos destacou que os recursos públicos devem ser destinados ao povo, de forma que cheguem a todos, incentivando e fortalecendo iniciativas como esta — especialmente quando se trata de cultura negra e educação antirracista.








